domingo, 22 de fevereiro de 2015

Peça teatral "Contrações" - Apresentação de 22/02/2015

Ir ao Centro Cultural Banco do Brasil, para mim, significa, pelo menos, duas coisas: prestigiar eventos agradáveis e ver pessoas legais. Hoje, não poderia ser diferente - fui à exposição "Ciclo - Criar Com O Que Temos", assisti à peça "Contrações", e encontrei vários amigos. Além disso, sempre estava na companhia de meus pais, que também gostam de prestigiar a cultura e as artes.

Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília/DF

Antes de falar da peça, vou falar resumidamente da exposição. "Ciclo - Criar Com O Que Temos" é uma exposição de esculturas e de instalações artísticas que conta com obras de artistas de mais de quinze países diferentes - dentre eles, Pedro Reyes (México), Daniel Canogar (Espanha), Tara Donovan (EUA), entre outros. A exposição é bem distribuída, e tem o requinte de obras dignas do MoMA. A mais impressionante instalação artística é "Plastic Cups", que consiste em inúmeros copos de plástico transparente que, empilhados e enfileirados, formam montanhas de neve e mostram como é possível reaproveitar os materiais recicláveis. É uma belíssima coleção de obras contemporâneas, e nos dá o privilégio de conhecer artistas renomados no mundo das artes.

"Untitled (Plastic Cups)", obra da artista Tara Donovan

Antes da peça começar, tive o privilégio de encontrar pessoas muito queridas: Marina Bianchetti, colega de colégio e neta do grande pintor Glênio Bianchetti, falecido em fevereiro de 2014; o professor André Gustavo Araújo, que me deu aula de Introdução ao Estudo da História na UnB; e Alissa Kab, colega de UnB, que é habitué do CCBB e já prestigiou diversos eventos comigo. É muito bom reencontrar pessoas queridas!

Glênio Bianchetti, grande artista brasiliense

Agora, sobre a peça! "Contrações" é um texto original de Mike Barlett, traduzido para o português por Silvia Gomez, e encenado no palco por Débora Falabella e Yara de Novaes - ambas integrantes do Grupo 3 de Teatro. A peça conta também com trilha sonora original de Dr. Morris, e direção de Grace Passô. "Contrações" conta a história de Emma, uma funcionária recém-contratada de uma grande empresa de vendas, e que tem de lidar com o assédio moral exercido por sua gerente, cujo nome não é jamais revelado. Falabella, conhecido por papeis de grande entrega dramática, apresenta Emma como uma jovem de futuro promissor que vê sua vida - e sua sanidade mental e física - se esvair ao longo do tempo. Emma se envolve romanticamente e sexualmente com um colega de trabalho, ferindo as normas da empresa, e dele engravida. Todas essas ações vão, aos poucos, provocando reações variadas tanto na relação entre Emma e sua gerente, quanto entre Emma e todos ao seu redor - inclusive ela mesma. Yara de Novaes, por sua vez, nos apresenta uma personagem detestável e infalivelmente cativante, pois sua vilã tem um senso de humor trazido do teatro do absurdo junto daquele exercido pelos integrantes do Monty Phyton.

Foto de divulgação da peça "Contrações"

Sou um grande fã de Débora Falabella, e acompanho sua carreira desde "Chiquititas" (sim, eu sou dessa geração...). Seus trabalhos sempre foram sensacionais, e seu talento como atriz é inegável. Vê-la como atriz de teatro, em cima do palco, foi uma experiência igualmente interessante e renovadora - é bom saber que os atores que tanto admiramos pela tela da TV são tão bons quanto quando os vemos ao vivo e a cores. Sem dúvida, Emma é um personagem de complexa construção, mas Falabella mostra segurança ao trazê-la para a boca de cena. Além disso, as cenas em que ela toca bateria, demonstrando um talento até então desconhecido para as baquetas, são de tirar o fôlego, tamanha a entrega da atriz à música que ela executa. Aproveito para parabenizar Bruno Tesselle, responsável pela preparação baterística de Débora Falabella - ela aprendeu direitinho, e não faz feio em cena.

Foto da cena final da peça "Contrações"

Meus pais também adoraram a peça, e fico muito feliz e satisfeito de saber que posso contar com eles para esses programas culturais! Para aqueles com dificuldades de relacionamentos com seus pais, recomendo levá-los para peças teatrais, shows, e/ou outros eventos culturais - é quase terapêutico o tempo passado em família. "Contrações" é, como certeza, uma peça sensacional, mas dura - o tormento pelo qual passa Emma é sufocante, e é preciso estômago para acompanhar sua saga.

Foto de uma das cenas mais marcantes da peça "Contrações"

Não consegui, infelizmente, tirar foto ou conseguir autógrafo de Débora Falabella, que saiu em disparada rumo ao aeroporto... Fico devendo essa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário