segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Peça teatral "TRÁGICA.3" - Apresentação de 02/11/2014

Encenar clássicos da tragédia grega, atualmente, tornou-se um tanto antiquado, diante das novidades tecnológicas que invadem os cinemas e, até mesmo, os teatros - vide os musicais da Broadway, que começam a galgar espaços cada vez mais importantes no Brasil. Entretanto, clássicos como "Antígona", "Prometeu Acorrentado" e "Édipo Rei" não perdem seu charme nem sua elegância. Para montar uma tragédia grega clássica de forma a contemplar a contemporaneidade do teatro, o diretor Guilherme Leme Garcia optou por pôr em cena três monólogos, cada uma expondo todas as dores das tragédias sofridas por Antígona, Electra e Medeia. Foi, decerto, uma escolha bem acertada, porque "TRÁGICA.3" é um espetáculo de encher os olhos e os ouvidos.



Cheguei ao teatro com cerca de uma hora de antecedência, e me permiti desfrutar um pouco das outras exposições no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde o espetáculo está sendo encenado desde 31 de outubro, e continuará até 30 de novembro, sempre de quinta-feira a domingo, ao preço de R$5,00 a meia-entrada. Menos de vinte minutos antes do início, as portas foram abertas, e já fui em direção ao meu assento, na segunda fileira. Antes do início do espetáculo, foram feitos diversos pedidos da produção para que celulares e aparelhos eletrônicos fossem desligados - inclusive um pedido de Denise Del Vecchio, uma das atrizes principais da peça, defendendo a importância do silêncio e do escuro para o sucesso do espetáculo, e pedindo respeito pelo solo sagrado do palco, gerando uma torrente de aplausos.

Letícia Sabatella em cena como Antígona

"TRÁGICA.3" começa com o texto "Antígona", de Caio de Andrade, baseado na obra homônima de Sófocles. Letícia Sabatella encarna a heroína que deseja enterrar seu irmão, Polinices, com as honrarias devidas, após uma sangrenta batalha com Etéocles, seu outro irmão que disputava com ele o trono de Tebas, após a morte de seus pais, Édipo e Jocasta. Quem assume o trono é Creonte, tio dos irmãos, e Antígona se torna a principal inimiga do rei. Só que ocorre que Antígona é noiva de Hêmon, filho de Creonte, e este não quer ter sua noiva como inimiga da família. Contrariando os pedidos insistentes do filho, Creonte ordena que Antígona seja enterrada viva, e Hêmon, sem suportar a dor, comete suicídio. No palco, apenas Letícia Sabatella, que atua, canta, e toca teclado e bumbo; Fernando Alves Pinto, que assume o papel de Hêmon, noivo de Antígona, e que toca teclado, clarinete, viola e bumbo; e Marcello H, que assume os samplers, que gravam os cânticos que Sabatella entoa para seu irmão falecido e desterrado. O primeiro monólogo é lindo e lírico, e aqui é preciso fazer um adendo - na verdade, cada texto é encenado por um ator e uma atriz, mas a atriz fala cerca de 80% do tempo, então, informalmente, é um "duólogo".


Antígona

O segundo monólogo conta a história de Electra, com texto de Francisco Carlos, adaptado do texto homônimo do mesmo Sófocles - a versão escrita por Eurípedes é bem distinta da proposta deste texto. Em cena, Miwa Yanagizawa interpreta Electra, filha de Agamêmnon e de Clitemnestra, que pretende vingar o assassinato do pai pela própria mãe, e por seu amante, Egisto; Marcello H, que interpreta Orestes, irmão gêmeo de Electra, que ela o salvou das garras da mãe e que a ajudará no seu plano de assassinar Clitemnestra. A história é bem contada, mas é menos musical do que o primeiro bloco - Yanagizawa não tem experiência como cantora, nem tem o carisma de Letícia Sabatella para assumir o microfone dessa forma. Entretanto, a atriz é sublime e acerta na dramaticidade exigida para o papel da filha que quer vingar a morte do pai, que secretamente desejava sexualmente, arquitetando a morte da mãe, com a ajuda de seu irmão.


Electra

O terceiro e último monólogo é de Medeia, adaptado do texto "Medeamaterial", de Heiner Müller, com tradução de Monique Gardenberg e Guilherme Leme Garcia, originado do texto homônimo de Eurípedes. Denise Del Vecchio é Medeia, a esposa traída de Jasão que quer vingança, depois de ter sido obrigada pelo marido a matar seu irmão para atrasar seu pai, que perseguia o casal, e que foi trocada por Gláucia, filha de Creonte; e Fernando Alves Pinto aparece brevemente como Jasão, o marido traidor, que sofrerá até as últimas consequências a dor da vingança de Medeia. Paulatinamente, Medeia arquiteta um plano maléfico para matar Gláucia, vestindo-lhe seu antigo vestido de noiva e a transformando em chamas, e, então, matar seus filhos. Medeia planeja tudo friamente, e Del Vecchio faz uma Medeia completamente psicopata e desbocada, soltando vários xingamentos derivados da adaptação moderna do texto de Eurípedes pelo dramaturgo alemão Heiner Müller.


Medeia

Em suma, os três textos são esplêndidos e prendem o público nas histórias doloridas das heroínas gregas. As três atrizes são brilhantes em cena, e os dois atores e músicos, apesar de não atuarem tão bem, são excelentes musicistas e transformam o som em um personagem onipresente no espetáculo. A iluminação, de Tomás Ribas, é um desbunde, e o figurino, de Glória Coelho, é simples mas elegante. Aliás, analisando a ficha técnica da peça, confesso que me surpreendi ao ler o nome de Cecília Dassi, uma das grandes atrizes mirins da década de 1990, como assistente de direção - fico muito feliz em saber que ela continua no mundo artístico, mesmo que seja nos bastidores.

Letícia Sabatella, Guilherme Leme Garcia e Cecília Dassi nos bastidores de "TRÁGICA.3"

Ao final da peça, tive uma grata surpresa e um belo presente para fechar com chave de ouro a minha noite. Saindo da sala de teatro, me encontrei inesperadamente com minha grande e querida amiga Alissa, que foi assistir "TRÁGICA.3" acompanhada de sua família - que delícia encontrar você, Alissa! Depois de todos os espectadores terem se misturado aos outros visitantes do CCBB, fui para saída dos atores, e consegui tirar uma foto e pegar um autógrafo de Letícia Sabatella, que foi muito simpática e educada, atendendo não só a mim, mas a todos os outros fãs que ali a esperavam. Infelizmente, Denise Del Vecchio passou por ali com muita pressa e não pude cumprimentá-la, e tampouco vi Miwa Yanagizawa ou Cecília Dassi...

Letícia Sabatella e eu - foi muito bom poder cumprimentá-la!

A peça foi sublime e, diante do preço do ingresso, espero poder voltar mais vezes, porque este é, sim, um espetáculo para se assistir várias vezes, de tão bom que é!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário