domingo, 6 de abril de 2014

Peça teatral "Terça Insana - Adiós Amigos" - Apresentação de 05/04/2014

Não é qualquer um que consegue fazer rir em cima de um palco - tem que ter muita coragem, cara de pau e talento para subir em um palco sozinho para um monólogo e, ainda, ter que conquistar a plateia com o texto. Felizmente, Grace Gianoukas, Guilherme Uzeda, Carlos Fariello e Nilton Rodrigues fazem esse trabalho com notável esmero na peça "Terça Insana - Adiós Amigos", a qual fui assistir ontem, na companhia de meus pais e de minha irmã, Eduarda, no Teatro dos Bancários.



A peça começou com um pequeno atraso de dez minutos, mas qualquer insatisfação foi logo apagada junto das luzes do teatro, quando se anunciou a música-tema do grupo Terça Insana. A peça "Adiós Amigos" é, infelizmente, a última turnê nacional do Terça Insana, que passará a ser uma oficina formação de novos atores e autores, depois de treze anos de sucesso como um dos espetáculos mais engraçados do país, e como uma escola de muitos atores de stand-up comedy. A peça é formada por vários esquetes, com personagens diversos, com autoria dos próprios atores que os interpretam, e sempre com direção de Grace Gianoukas, fundadora do projeto Terça Insana e a alma do negócio.



"Adiós Amigos" começa com seu Orlando Ali do RH, interpretado por Fariello, que vêm dar os avisos sobre a festa de despedida da firma - o Terça Insana. Ao longo do espetáculo, ele aparece para dar mais recados sobre a tal festa, onde retrata a insatisfação das minorias que trabalham lá com as condições da festa que não lhes apetece, e vai ficando cada vez mais estressado e descabelado. Então, aparecem diversos personagens marcantes e, indubitavelmente, muito engraçados - temos a Preguiça (Grace Gianoukas), Zildo (Guilherme Uzeda), Turista (Carlos Fariello), Poliana Estressada (Nilton Rodrigues), Morte (Guilherme Uzeda), entre muitos outros. E todos ganham a plateia com seu texto afiado e com suas interpretações surreais e operísticas.



O grande destaque da noite foi, sem dúvida, Nilton Rodrigues, que promoveu uma verdadeira aula de história e de cidadania com sua personagem (da qual não me recordo o nome, me desculpem) que é negra, diarista e universitária, e conta para a plateia sobre os percalços de ser negra em um país de tanta miscigenação mas também de tanto racismo. Rodrigues também nos apresenta Poliana Estressada, que afirma não ser estressada mas que, na verdade, o mundo é o que a estressa. Seu trabalho é fantástico, e ele sabe andar em cima daquele salto alto melhor do que muita mulher que eu já vi por aí.



Outro destaque foi, claro, Grace Gianoukas, fundadora e idealizadora do projeto Terça Insana. Ao lado de Guilherme Uzeda, os dois fazem um casal típico de São Paulo - ela é feia e brega, ele é rico e esnobe, e os dois se encontram no trânsito, marcam de sair, mas não transam no primeiro, e ele some da vida dela, depois de ela ter gasto uma nota em roupa no shopping para vê-lo novamente. E a Preguiça, que passa os dias na cama, esperando a morte chegar, nos fez lembrar de muitas histórias nossas, porque essas coisas acontecem com todo mundo.




"Adiós Amigos" é um espetáculo imperdível, mas que fique claro: para quem só conhece o Terça Insana pelos DVDs gravados pela trupe, o único personagem conhecido é o Zildo, interpretado por Uzeda. Então, tente não se frustrar por não ver Aline Dorel, Cinderela, Santa Paciência, Cupido, Homem de 40, Sheila, entre muitos outros conhecidos esquetes do Terça Insana. De qualquer forma, garanto que você dará boas gargalhadas com o elenco - é impossível ficar apático a tamanho talento desses atores fantásticos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário